Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Novembro Dandara

novembro 1 /08:00 - novembro 30 /17:00

Atibaia vai homenagear o Dia da Consciência Negra em todos os dias de novembro. A Secretaria de Cultura, em parceria com o Coletivo Negra Visão, preparou uma programação repleta de atividades, incluindo teatro, música, dança, capoeira, roda de conversa e filme, do dia 1º até 30 de novembro – cada dia com uma atração diferente – para destacar a força e a resistência da população negra.

No dia 20, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, haverá um Cortejo Negro no Centro Histórico, às 16h, aberto a toda população – durante o percurso acontecerão pequenas apresentações de diversos representantes da Cultura Negra de Atibaia. Confira programação completa com atividades do mês todo neste link.

A programação do mês foi denominada “Novembro Dandara” em homenagem a Dandara, que foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escravizada. Foi esposa de Zumbi dos Palmares e com ele teve três filhos.

O Dia da Consciência Negra foi definido como 20 de novembro justamente por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e um grande representante da resistência negra em sua época, lutando até a morte contra a escravidão.

A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. A lei deixa aberta a possibilidade de estabelecimento de feriado em tal data, ficando a critério dos municípios e dos estados. Atualmente, a data é feriado em cerca de mil cidades em todo o país.

Detalhes

Início:
novembro 1 /08:00
Final:
novembro 30 /17:00

Organizadores

Secretaria Municipal de Cultura
Coletivo Negra Visão